Ao longo dos últimos anos pudemos notar que alguns mangas como Dragon Ball, Naruto e One Piece ultrapassaram todos os níveis imagináveis de sucesso e se tornam verdadeiras febres mundiais, e se me fosse perguntado qual shounen atual possui o potencial e qualidade para se tornar um sucesso tão grande quanto estes citados eu responderia sem sombra de dúvidas My Hero Academia (Boku no Hero Academia).

A grande maioria dos shounens segue uma fórmula muito simples, que consiste em um protagonista carismático que possui um grande poder escondido e busca um objetivo praticamente inalcançável, um rival para desafiá-lo e uma grande ameaça que o obriga a usar seus poderes. Falando assim pode parecer simplista e até mesmo bobo, porém quando estes elementos são bem apresentados em uma trama completamente envolvente como em Boku no Hero é difícil deixar de ler e se interessar pela história.

No universo de Boku no Hero oitenta por cento da população mundial possui algum dom ou super poder, e a história acompanha o jovem Izuku Midoriya, que se encaixa nos vinte por cento da população que não possui qualquer tipo de poder. O jovem Izuku (apelidado por seus amigos de Deku) sofre muito nas mãos de seus colegas pois seu grande sonho é ser um herói tão poderoso quando seu ídolo, o grande e poderoso All Might. Certo dia após se sacrificar para poder salvar seu colega de classe (e rival) Bakugo o jovem Izuku é salvo por All Might que decide ajudá-lo a se tornar um herói.

 

 

O roteiro escrito por Kohei Horikoshi parece simples e tirado de uma HQ da Marvel porém ele funciona e muito devido a profundidade e qualidade dos personagens presentes no mangá. Deku é fascinante e seria o grande herói em qualquer história que pertencesse, não só devido a sua força de vontade mas também devido a seu carisma notável desde a primeira página. O mesmo pode se dizer do grande All Might (o Superman de Boku no Hero), bem como de todos os personagens de Boku no Hero que possuem profundidade e nos fazem torcer, vibrar e emocionar com os momentos de amizade, superação e provação que são submetidos.

Os arcos são eficientes e bem definidos, atingindo um nível incrível de qualidade quando atingem o clímax, tornando IMPOSSÍVEL deixar de lado o mangá sem saber o que irá acontecer no capítulo seguinte, méritos para Kohei. Outro fator notável é a facilidade do autor em criar um vinculo emocional com os personagens, sejam eles os mais secundários possíveis. Cada um que passa pelo caminho de Deku é bem detalhado, nos geram empatia ou raiva, nos fazem torcer ou odiar.

Cada dia mais Boku no Hero cresce em popularidade, e deixa claro que é um dos grandes sucessos atuais da Shounen Jump e precisa ser lido para notar a qualidade e empenho que o autor coloca em cada página, para que quadro a quadro o futuro do jovem Izuku  fique mais próximo e sua jornada se desenvolva.

NOTA: 09/10

MHA-01-Capa-1-300x456

FICHA TÉCNICA

Autor: Kôhei Horikoshi
Periodicidade: Bimestral
Editora : JBC
Demografia: Shounen  (Shounen Jump)
Papel: Brite
Classificação etária: 14 anos